Quem é O JORGE?

“O Jorge” é o alter-ego do artista, uma manifestação minimalista do estilo de vida do músico.

Na música pretende alargar horizontes e explorar novas abordagens dos elementos essências à nossa matriz cultural, procurando trazê-los ao seu lado permanente e global.

Nas palavras busca uma nova poética de vida, numa métrica pousada e reflectida, numa voz calorosa e harmoniosa, convidando à reflexão e à compreensão, ao despertar para o que verdadeiramente importa.

O Jorge faz canções que têm uma estória para contar!

O álbum "Porque Apetece"

Trata-se do primeiro álbum de originais d’O Jorge (Jorge Manuel Marques), inspirado nas (des)motivações de um quotidiano agitado, lançando um olhar simples e limpo sobre medos e satisfações.

Com nove temas, íntimos e acústicos, estrutura-se em redor de um adufe grave e profundo, das cordas cavalgantes da guitarra e das notas soltas e saltitantes do bandolim, criando ambientes que remetem para a memória colectiva.

E as palavras também são cúmplices, apelando à abertura de espírito, numa mensagem dirigida ao afecto e ao lado emocional. Palavras que cantam numa voz serena que fala mais fundo, nos coros que sopram chegando mais longe, acompanhadas de algumas pérolas que adornam a viagem que o disco quer cumprir.

Simplesmente, Porque Apetece... uma música para o outro ritmo da vida.

Ficha técnica


Todas as músicas e palavras por Jorge Manuel Marques (SPA)
Gravado e produzido, entre Outubro 2012 e Janeiro 2013, por Jorge Manuel Marques
Misturado e Masterizado por Fernando Abrantes
Foto por Joana Silvestre Ferreira
Distribuído por Ovação

Biografia

Jorge Manuel Marques é cantautor, multi-instrumentista e professor de música.

Iniciou os estudos aos 7 anos de idade, na sua cidade natal (Dortmund, Alemanha) onde aprendeu teclas e canto coral. Cedo começou também a desenvolver a sua criatividade através de composições próprias.

Já em Portugal, durante a adolescência, por influência do rock, começou a explorar as cordas da guitarra e a escrever as primeiras rimas e canções.

Autodidacta e continuamente a explorar novos instrumentos, privilegia também a escrita, composição e interpretação.

No seu currículo, para além deste trabalho a solo e do ensino de música, conta já com centenas de actuações e numerosas realizações e colaborações em projectos musicais, com especial destaque para os trabalhos com LOQ, Negócio da China, Donna Maria e Flor-de-Lis.